Dra. Letycia Shor

Dor no peito

A dor no peito pode ser causada no coração, mas também pode originar-se fora do coração. Essa seria a dor torácica extra-cardíaca, quando ocorrem nos pulmões, músculos, nervos e outros. Se você está tendo uma dor na região do tórax, seria importante realizar uma avaliação cardiológica para tentarmos identificar o que seria uma dor no peito cardíaca ou extra-cardíaca. 
 
Os sintomas que você pode sentir dependem da causa, e esses sintomas podem se desenvolver em qualquer lugar, desde o pescoço até a parte superior do abdômen. Em alguns casos, pessoas que sofrem angina ou infarto -ataques cardíacos sentem dores nos braços. A dor que você sente pode variar de uma dor em aperto, forte e latejante a dores com rápidas explosões de dor aguda. A dor também pode dar a sensação de algo apertando ou esmagando o peito.
 
O que causa a dor no peito? Algumas das causas mais comuns de dor no peito são a doença arterial coronariana-angina, Infarto Agudo do Miocárdio (“ataque cardíaco”) e miocardite. Nem todas as causas de dor no peito exigem hospitalização imediata, mas todos esses sintomas devem ser avaliados por um cardiologista.
 
A doença arterial coronariana é uma condição crônica em que uma placa na artéria do coração reduz o fluxo sanguíneo e oxigênio para uma área do coração. A angina é a dor causada por essa redução do fluxo de sangue da doença arterial coronariana e pode ser sentida no peito, nas costas, nos braços ou na mandíbula.
 
Embora essa dor muitas vezes não cause danos permanentes ao coração, é um sinal de que você pode ter um risco aumentado de Infarto – ataque cardíaco.
 
O Infarto ou ataque cardíaco, geralmente causa dor intensa no peito que não desaparece. O Infarto ocorre quando o fluxo sanguíneo no coração é interrompido e as células do músculo cardíaco começam a entrar em isquemia e morrer.
 
Quando preciso de cuidados de emergência?  Aprenda a reconhecer os sinais de condições médicas de alerta relacionados à dor no peito, como um Infarto – ataque cardíaco. 
 
Sintomas comuns de um Infarto – ataque cardíaco incluem:
  • Sensação de aperto, dor ou desconforto no peito ou braços
  • Náusea (enjoo)
  • Falta de ar
  • Suor frio
  • Tontura súbita
 
Se você, um amigo ou um familiar estiver apresentando os sintomas acima ou apresentar sinais de um ataque cardíaco, procure um serviço de emergência próximo. Os Infartos – ataques cardíacos- podem ser fatais, mas o atendimento de emergência rápido pode mudar a história do quadro do paciente. 
Em caso de dores no peito se programe para realizar uma consulta com o cardiologista.

Dra. Letycia Shor graduou-se em Medicina na UFF (1997-2002) e especializou-se em Cardiologia, passando por residências na UFRJ e no Hospital de Força Aérea do Galeão. Complementou sua formação com pós-graduação em Medicina do Exercício e Título de Especialista em Cardiologia pela SBC (2007). Entre 2008 e 2011, concluiu o mestrado em Cardiologia na UFRJ.