Dra. Letycia Shor

Falência Cardíaca

Insuficiência cardíaca significa que o coração não bombeia mais sangue tão eficazmente quanto deveria. O coração é responsável por fornecer sangue rico em oxigênio para seus músculos, tecidos e órgãos, mantendo o funcionamento do seu corpo. O principal significado é que o coração está fraco e não consegue fornecer sangue suficiente para o resto do corpo.

A ocorrência não significa que o coração tenha parado de funcionar, mas é uma condição séria que afeta a saúde geral. É uma condição crônica, embora algumas pessoas a experimentem de forma aguda ou repentina.

Quais são as causas?

A insuficiência cardíaca geralmente se desenvolve como resultado de outras condições que enfraquecem o coração ao longo do tempo. A doença arterial coronariana é o tipo mais comum de doença cardíaca e um fator de risco importante. Outras condições crônicas como hipertensão e diabetes também podem ser causas.

O estresse no coração pode levar ao desenvolvimento da insuficiência cardíaca. Um ataque cardíaco pode danificar permanentemente o coração e levar à insuficiência cardíaca. Outros fatores de risco para insuficiência cardíaca incluem idade, raça e peso. Pessoas com mais de 65 anos têm maior probabilidade de sofrer de insuficiência cardíaca. Pessoas com excesso de peso ou afro-americanas também têm maior risco.

Quais são os sintomas da insuficiência cardíaca?

Quando o coração não consegue fornecer oxigênio e sangue suficientes para o corpo, você pode experimentar vários sintomas. Fadiga e falta de ar são comuns em pacientes com insuficiência cardíaca, e você pode achar que caminhar longas distâncias ou subir escadas se torna desafiador.

Pode se tornar mais difícil se exercitar, e você pode perceber que desenvolve uma tosse persistente ou chiado. Edema, ou inchaço nas pernas, tornozelos e pés, pode ocorrer, e alguns pacientes experimentam ganho de peso rápido devido à retenção de líquidos.

Sintomas comuns incluem:

  • Falta de ar
  • Fadiga
  • Inchaço
  • Batimento cardíaco irregular
  • Tosse persistente
  • Falta de apetite
  • Náusea
  • Dor no peito

 

Como é tratada a insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca é uma condição crônica que requer cuidados a longo prazo. O tratamento visa fortalecer o coração, melhorar os sintomas e ajudar a prolongar a vida. Os tipos de medicamentos recomendados dependem da sua condição única.

A cirurgia pode tratar algumas condições subjacentes, por exemplo, se você tiver artérias bloqueadas, a cirurgia de bypass coronariano modifica o fluxo sanguíneo para evitar os bloqueios. A reparação ou substituição da válvula cardíaca pode eliminar o fluxo sanguíneo reverso.

Para cuidados compassivos e uma avaliação completa, agende uma consulta.

Dra. Letycia Shor graduou-se em Medicina na UFF (1997-2002) e especializou-se em Cardiologia, passando por residências na UFRJ e no Hospital de Força Aérea do Galeão. Complementou sua formação com pós-graduação em Medicina do Exercício e Título de Especialista em Cardiologia pela SBC (2007). Entre 2008 e 2011, concluiu o mestrado em Cardiologia na UFRJ.