Colesterol Alto
O colesterol é uma substância presente no sangue e produzida pelo fígado, sendo encontrada em alimentos como laticínios e carne.
Embora o corpo precise de colesterol para células saudáveis, o seu excesso pode causar acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.
Depósitos de gordura nos vasos sanguíneos podem formar placas de gordura e restringir o fluxo sanguíneo, aumentando o trabalho do coração e o risco de angina, trombos, Infarto do miocárdio e derrame.
Existem dois tipos de colesterol mais conhecidos: o HDL, considerado “bom”, que remove o excesso de colesterol, enquanto o LDL, ou colesterol “ruim”, que se acumula nas paredes dos vasos do corpo todo.
O colesterol alto não apresenta sintomas notáveis, sendo diagnosticado por exame de sangue.
Mudanças no estilo de vida como dieta saudável, atividade física, cessação do tabagismo e perda de peso, são frequentemente recomendadas.
O tratamento do colesterol é gerenciável e responsável por reduzir o risco de doenças cardíacas e de derrames (AVC). Adultos acima de 20 anos devem começar a avaliar o seu perfil lipídico com a realização de exames de colesterol, avaliação do seu estilo de vida e avaliação da sua história familiar. E assim trabalhar com o médico para ajustar os níveis conforme necessário.
Mudanças de estilo de vida muitas vezes são eficazes, e medicamentos podem ser prescritos se necessário.
Para melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de problemas cardíacos, marque uma consulta.
Entre em contato para marcar sua visita.

Dra. Letycia Shor graduou-se em Medicina na UFF (1997-2002) e especializou-se em Cardiologia, passando por residências na UFRJ e no Hospital de Força Aérea do Galeão. Complementou sua formação com pós-graduação em Medicina do Exercício e Título de Especialista em Cardiologia pela SBC (2007). Entre 2008 e 2011, concluiu o mestrado em Cardiologia na UFRJ.